Feminism & Beyond

Palavras-chave: gênero; tecnologia; produção cultural editorial.


ver poster

Sumário:
Ao compreender que as bases da internet não são tecnologias neutras, mas também nós de interesse social e político, entende-se que existem desequilíbrios na configuração do que é divulgado online. Segundo uma abordagem feminista, é necessário dar visibilidade a perspectivas que também são subjugadas por lógicas do ambiente digital. Dessa forma, é necessário questionar e intervir na produção de conhecimento, principalmente quando esta refere-se a mulheres e outros grupos sub-representados.

Direção de Investigação:
Ao considerar o território investigativo da relação entre gênero e tecnologia, este projeto pretende explorar de que forma o conhecimento online pode ser reconfigurado ao considerar os diferentes contextos existentes acerca de um mesmo tópico.

— Para isso, serão definidas categorias temáticas relativas ao cotidiano de mulheres e pessoas não-binárias e, a partir desta seleção, uma busca será feita utilizando ferramentas para recolha de conteúdos em mídias sociais.

— A partir da coleta destes conteúdos é que o corpo editorial do projeto será formado. Essa organização contará com publicações feitas, em modo público, por utilizadores aleatórios em suas redes sociais.

Resultados:
O projeto atuará em dois meios: uma plataforma online e uma série de publicações impressas.

A plataforma contará com recolha e edição semi-automática de conteúdos, organizados por temáticas e transformados em narrativas alternativas sobre um determinado assunto. Com isso, busca-se evidenciar a relevância da coletividade na forma de ação e na transferência informal e formal de conhecimento. Inicialmente, as publicações impressas também serão organizadas por temáticas.

Contudo, elas poderão ser recombinadas pelos utilizadores a partir do conteúdo disponibilizado previamente na plataforma. Pretende-se, assim, ilustrar o potencial emancipatório na criação de novos espaços e relações entre o ambiente online e offline.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s