POLITICAL ARCHIVES

«we don’t want to be making monuments and cemeteries that people approach with reverence or fear. We want tools and stories that we use and adapt and are always making new again. (…) it is through use that something becomes invaluable, which may change or distort but will not destroy

– Sean Dockary, 2018

O arquivo é a via pela qual se organiza a memória do complexo que compreendemos como cultura sendo que lhe é intrínseca a capacidade para manter presente, reactivar e recontextualizar eventos passados perante novas circunstâncias.

O arquivo é um instrumento com dimensão política.

Palavras-chave: arquivo; índex; categorização; rede de relações; recontextualizar; reactivar

 

DIRECÇÃO DE INVESTIGAÇÃO Political Archives pretende resgatar o arquivo da condição inerte que lhe é associada por defeito, colocando os elementos que o constituem num contexto que suscita novos significados.

Para tal, procura-se implementar uma plataforma que permite ao utilizador tirar partido da dimensão política do arquivo por via da construção de uma rede de relações. Esta plataforma tem por base o binómio índex–rede, sendo que o índex trata os dados na sua individualidade e a rede as suas relações.

RESULTADOS O utilizador toma um papel activo na expansão dos limites da plataforma por via da sua participação – cada um, tirando partido daquilo que é a sua experiência pessoal, concretiza uma narrativa tendo por base um conjunto de elementos que adquirem essa capacidade quando encandeados entre si.

ver poster

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s