Memes of Protest

Ver cartaz

Palavras-chave: distribution; armchair activism; digital propaganda; protest; political participation;

«Harnessing the power of memes is particularly important in our fragmented media environment where attention-challenged audiences are rarely able to seamlessly consume our entire campaign story. Creating effective memes that carry the core framing of the story and invite audiences to learn more is an essential way to spread our messages and build our base of support.» [1]

Direção da investigação

Memes of protest pretende fazer uma análise sobre o uso de memes enquanto discurso político, focando-se apenas nos memes que criaram movimentos políticos e/ou foram usados como cartazes em protestos.

Este projeto pretende perceber mais aprofundadamente como funciona a dinâmica entre o meme e as pessoas que o propagam assim como perceber o seu impacto no discurso político.
O projeto ambiciona ainda sensibilizar o público para os possíveis riscos do uso deste género de imagem enquanto discurso político assim como alertar para o facto deste tipo de intervenção poder ser apenas um género armchair activism.

Resultados

Memes of protest ambiciona ser um projeto que numa primeira instância contextualiza o utilizador sobre o que é um meme, um conceito que vai para além das funny images. O projeto pretende reunir os memes que, num contexto global, criaram movimentos e protestos políticos (como o Occupy Wall Street), e também aqueles que foram mais usados como cartazes de protesto. Esta etapa pretende ilustrar aquele que é o poder político dos memes.

Uma das ideias principais deste projeto é consciencializar para o facto de que os memes enquanto discurso político não transmitem toda a mensagem a quem não tenham o contexto ou referência implícita na escolha da imagem ou do texto. Nesse sentido, Memes of protest ambiciona expor todo o contexto dos memes recolhidos de forma a partilhar toda a mensagem. Com isto pretende-se criar no público deste projeto uma vontade de ir para além das funny images e explorar todo o seu contexto de forma a ter uma participação mais informada.

A manifestação deste projeto e de tudo o que ambiciona ser terá que ser um artefacto que permita conciliar todas as suas funções, contextualizar, informar e criar no seu público uma vontade de explorar. Pretende-se criar um objeto exploratório, que espelhe a forma como o utilizador interage com os memes on-line – ou seja, as funny images serão a primeira parte do projeto a ser exposta enquanto que toda a restante informação terá que ser explorada, irá depender da vontade do público de investigar o objeto e ir para além da sua primeira aparência.

 

[1] Source: Reinsborough, P. and Canning D. (2017). “Memes”. Re:Imagining Change–How to Use Story-based Strategy to Win Campaigns, Build Movements, and Change the World.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s